Nossa logo, circular, inspirada no desenho da espiral áurea, busca, outra vez, expressar artisticamente o sentido de mais um encontro em que a EJA segue como pauta principal.
Manter o círculo como inspiração é reforçar a ideia de movimento, expansão e tempo. Pensar TEMPO é considerar tudo que envolve esse processo, não tão uniforme, tranquilo, sem embates/lutas, em especial no campo da educação. Por isso, no colorido da nossa espiral nesse III Colóquio, em 2023, encontramos “manchas brancas” que sugerem estrias, marcas, ranhuras, fissuras das muitas experiências que incidem profundamente e significativamente sobre todo o processo historicamente vivido no campo da EJA.
Sim, há dor, desânimo, tristeza, decepções ao longo desse processo e as dores das marcas vividas são combustível para, também, transformar o mesmo processo em experiências bonitas, coloridas, expressivas, resistentes, fortes e potentes.
A espiral estriada, logo desse III Colóquio, tenta expressar e comunicar esse percurso de luta, não só de “alargamento do tecido”, mas também de ideias, de propósitos, do desejo em manter firme, no campo da EJA, “políticas, sentidos e efeitos na dignidade humana de jovens, adultos e idosos”. Seguimos inspirados no poeta Ferreira Gullar em “A arte existe porque a vida não basta” e pedimos a ele licença poética para uma releitura: “A arte existe porque a educação não basta”. Seguimos juntos, com ARTE e RESISTÊNCIA.
Márcia Gomes
III Colóquio Aprendizados ao longo da vida 2023 todos os direitos reservados. Desenvolvido por Creare Solutions.