Nossa Música

Ouça a nossa música

Aperte o play

Baque de aniversário é um Maracatu, gênero musical originário de Pernambuco, estado da região Nordeste do Brasil. No Maracatu existe a predominância de instrumentos de percussão, principalmente os grandes tambores, chamados de alfaias, mas também caixas, taróis, ganzás e agogôs.

Nesta produção musical foram utilizados sons de flauta transversa, bumbo, piano, baixo elétrico, caixa, triângulo e agogô. Os timbres desses instrumentos foram extraídos do editor de partituras Finale, ferramenta utilizada na construção do arranjo.  

A escolha desse gênero musical foi motivada pela homenagem que o evento faz a Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que neste ano de 2021 completa o seu centenário de nascimento. Essa relação se estreita na medida em que Maracatu e Paulo Freire são ambos do Recife, capital do estado de Pernambuco, e reconhecidos internacionalmente como patrimônio brasileiro. Celebremos, então, a arte e a cultura brasileira presentes no Maracatu e na obra de Paulo Freire, para sempre universais.

Jupter Martins de Abreu Júnior
Músico e Dr. em Educação
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Duque de Caxias

Confira a programação completa!

Faça aqui a sua inscrição

Coloquio Aprendizados 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BM Consultorias e Projetos.